Notícias

21/11/2014

Suplementos Alimentares Manipulados

A suplementação esportiva na última década adquiriu uma maior profissionalização, em especial por conta dos novos investimentos em pesquisa, ciência e tecnologia.

Nessa direção: Observa-se uma recente oportunidade para a personalização de compostos dirigidos às necessidades dos praticantes de atividades físicas.

Ou seja: A prescrição de formulações para manipulação em farmácias especializadas é uma realidade positiva.

Como isso ocorre?

O profissional prescritor baseado nos objetivos, sexo, idade, composição corporal, tipo/intensidade de atividade física e dieta fará a prescrição de formulações com ativos para a finalidade de cada indivíduo.

Quem pode prescrever?

Exclusivamente médicos e/ou nutricionistas.

Mas cabe ressaltar que não é todo profissional médico e nutricionista que estão capacitados à prescrição desses produtos; considerando que é necessário ao menos uma especialização, formação complementar ou expertise que habilite o profissional prescritor para essa prática.

Como são esses produtos?

Os compostos manipulados podem ter diversas apresentações, destacam-se: cápsulas, comprimidos, pastilhas sublinguais, sprays orais, cremes com passagem transdérmica, saches em base shake e dispersíveis, chás ou infusões, chocolates, gomas, dentre outros. Essas tecnologias partem do princípio da nutracêutica: ciência que produz a formulação de carboidratos, proteínas, lipídeos, aminoácidos isolados, minerais, vitaminas e fitoterápicos com finalidade farmacêutica.

Quais as vantagens?

Sobretudo, ocorre a possibilidade de se montar formulações com vários ativos diferentes para uma única finalidade, potencializando assim o alcance dos resultados. Em exemplo: formulação em sache anticatabólico (pré-treino), onde se pode incluir arginina, ornitina, l-glutamina, caseína, creatina, bicarbonato de sódio, cloreto de potássio e maltodextrina. A funcionalidade principal está na possibilidade de se utilizar diversos ativos em uma mesma composição sem a necessidade de adquirir vários produtos diferentes, fazer a dose de cada um e depois proceder à mistura.

E o custo?

Os ativos, especialmente os de procedência e qualidade confiáveis são na sua maioria importados, o que encarece o produto ao consumidor. Ademais, cabe ainda ressaltar que as tecnologias empregadas pelas farmácias de manipulação também são sofisticadas o que pode repercutir no valor do produto final.

É confiável?

Sim, mas é sempre importante considerar se a farmácia detém know how na área esportiva, se o profissional prescritor referencia o estabelecimento e se os profissionais farmacêuticos que lá prestam assistência possuem conhecimento sobre o assunto, além disso vale questionar a procedência dos produtos e exigir ativos que detenham selos de qualidade.

De toda sorte, essa é uma tecnologia recente e, de fato, apenas sob a prescrição de profissionais capacitados os resultados acontecerão na medida da expectativa de cada paciente.

Abraços cordiais!

Autor: Dr. Clayton Neves Camargos
http://fisiculturismo.com.br/mat%C3%A9rias/_/suplementos/suplementos-alimentares-manipulados-r259

 

Farmácia Villanutri Ltda

CNPJ 19.949.773/0001-47

 

Rua Boaventura 1557 / Loja 12, Liberdade

Belo Horizonte/MG – CEP 31270-310

 

Horário de funcionamento:

Segunda à Sexta-feira de 8 às 18 horas

Sábado de 8 às 13 horas

 

Telefone:   (31)  3224-9378

Whatsapp: (31) 98294-5042

Responsavel técnica: 

Vania Regina de Sá – CRFMG 10.283

 

 

Alvará de Autorização Sanitária no. 2014071397

 

Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE): 7.21559.1 

 

Autorização Especial de Funcionamento

(AE): 1.12044.1

 

 MAPA: 21028.001736/2014-71

 

Dúvidas no atendimento: farmaceutica@villanutrifarma.com.br

 

"Os medicamentos sob prescrição só serão dispensados mediante a apresentação da receita, que poderão ser encaminhadas no orçamento ou

por e-mail: orcamento@villanutrifarma.com.br"